Serviços de ecossistema, o que são e para que servem?

Servicios ecosistémicos ¿Qué son y para qué sirven?

Os serviços do ecossistema são moldados por todos os benefícios que a natureza proporciona às pessoas.

Estes serviços estão divididos em vários tipos, cada um com uma abordagem ecossistémica diferente e funções diferentes para as pessoas.

Devido aos benefícios que proporcionam aos diferentes serviços produtivos e ao trabalho das pessoas, os serviços ecossistémicos são cada vez mais aplicados nos países.

Conheça cada um dos serviços ecossistémicos em profundidade e veja se a sua aplicação ao seu negócio é favorável.

Conceito: serviços ecossistémicos

Concepto: Servicios ecosistémicos

Os serviços dos ecossistemas são as vantagens ou benefícios proporcionados pelos ecossistemas que fazem parte do ambiente.

Os serviços do ecossistema, por sua vez, fundem o cuidado dos componentes do ambiente com o uso e desenvolvimento sustentável dos recursos.

Estes serviços são amplamente utilizados para medir e determinar a produtividade das empresas, o comportamento humano em relação ao ambiente e para estabelecer normas para a sua regulamentação.

Também ajuda a planear uma gestão de serviços, para evitar uma exploração excessiva do ambiente, para proporcionar benefícios de uma forma equitativa e para reduzir as alterações climáticas.

Tipos de serviços ecossistémicos

Tipos de servicios ecosistémicos

Os serviços ecosistémicos são classificados em dois: serviços ecosistémicos directos e indirectos.

Os serviços directos dos ecossistemas são aqueles que regulam os ciclos ou que produzem fornecimentos, tais como alimentos ou água. Dentro desta classificação, destacam-se os serviços de regulação e prestação de serviços.

Os serviços ecossistémicos indirectos, por outro lado, destinam-se a gerar os processos que permitem serviços ecossistémicos directos e uma série de benefícios não materiais.

Os serviços ambientais indirectos estão divididos em serviços de apoio e serviços culturais.

Serviços de regulação

Os serviços de regulação prestados pelos ecossistemas são os processos que tornam simples as actividades quotidianas.

Alguns dos processos que são classificados como serviços reguladores são a polinização, a melhoria da qualidade do ar, o controlo de pragas, a fertilidade do solo, o controlo do ciclo da água e a redução dos danos causados por fenómenos naturais.

Serviços de apoio

Os serviços de apoio são aqueles processos de natureza fundamental para a prestação de serviços de aprovisionamento, regulamentares e culturais.

Uma vez que não oferecem directamente um produto às pessoas, este é classificado como um serviço de benefício indirecto.

Os processos que fazem parte deste tipo de serviço são a fotossíntese, o ciclo da água, a formação do solo, a produção de nutrientes e o clima.

Serviços de aprovisionamento

Servicios de aprovisionamiento

Esta categoria dos tipos de serviços consiste nos produtos que as pessoas extraem da natureza.

Os produtos também podem ser recursos para utilização imediata ou requerer processamento de fábrica.

Os serviços de fornecimento são água, alimentos, produtos químicos, combustíveis renováveis, minerais, pormenores ornamentais, matérias-primas, recursos genéticos e materiais de construção.

Serviços culturais

Os serviços culturais do ecossistema são aqueles benefícios proporcionados pela natureza que são imateriais por natureza.

Ou seja, são obtidos através do desenvolvimento espiritual, do prazer que os ecossistemas trazem, da excitação das actividades ao ar livre e dos pensamentos gerados por estar em contacto com a natureza.

Geralmente, estão associados ou relacionados com actividades recreativas, de lazer, culturais ou de tempos livres.

Os serviços culturais regem-se por uma variedade de componentes tais como o valor religioso da natureza, a beleza e estética da paisagem, a inspiração que proporciona ou o património que representa.

Representam também grandes avanços para o conhecimento dos cientistas, o sentimento de enraizamento que geram nas pessoas que visitam os ecossistemas e a coexistência da sociedade com a natureza.

Benefícios dos serviços ecossistémicos

Beneficios de los servicios ecosistémicos

Após compreender cada um dos tipos de serviços que compõem os serviços ecossistémicos e a sua importância para qualquer espécie, é necessário saber quais são os benefícios e vantagens que a sua utilização gera.

Depois de conhecer cada um dos benefícios proporcionados pelos serviços ecossistémicos, é importante criar a consciência de uma gestão responsável de cada um deles.

Os danos ou perturbações dos serviços ecossistémicos podem causar problemas a longo prazo para que as espécies desfrutem de uma vida plena e para que os produtos satisfaçam as suas necessidades.

Aumenta a qualidade de vida

As melhorias na qualidade de vida aumentam rapidamente porque os recursos obtidos da natureza são indispensáveis para a vida.

Os serviços de ecossistema são utilizados para comprar alimentos, compostos para medicamentos, água, matérias-primas para habitação e uma série de outros produtos que tornam a vida mais fácil.

Melhoramentos na gestão natural

Com respeito à gestão natural, é importante ter em mente que os recursos naturais fornecidos pela natureza são utilizados a baixo custo e sem a necessidade de construir infra-estruturas.

Por outras palavras, tarefas como a purificação do ar ou distribuição de água de uma forma natural funcionam muito melhor do que se fossem geridas por infra-estruturas ou instalações de processamento.

Contribuições para a economia

A matéria-prima fornecida pelos serviços ecossistémicos é importante para a economia de uma determinada nação ou região.

Os sectores produtivos requerem a matéria-prima para produzir os produtos que serão vendidos nos mercados nacionais e internacionais.

Do mesmo modo, além de transformar a matéria-prima, a matéria-prima virgem pode ser vendida para que os pequenos e médios empresários possam fabricar os seus produtos de acordo com a sua capacidade produtiva.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *