Sabia a importância da energia aerotérmica no domínio das energias renováveis? Caso contrário, não se preocupe, a grande maioria desconhece completamente o seu significado.
Acredite ou não, esta fonte de energia não tão famosa pode tirar partido dos recursos gerados pelo ar. Na verdade, é essencial para o aquecimento, arrefecimento e ar condicionado dos espaços.
Tudo aponta para o facto da energia aerotérmica se tornar uma das energias essenciais no futuro, pelo que a gestão dos seus conceitos já é mais do que fundamental.
Gostaria de descobrir todo o potencial que esta fonte de energia tem para oferecer? Em GreenusoRevelamos-lhe o seu significado, assim como todos os benefícios que pode garantir.
Continue a ler!
Aprender sobre as funções da energia aerotérmica
Em palavras simples, a energia aerotérmica é uma das melhores alternativas aos combustíveis fósseis. Baseia-se no potencial energético que reside no ar, independentemente da sua temperatura.
Graças ao seu estado quase omnipresente no nosso planeta, o ar é uma das maiores fontes de energia conhecidas até à data.
Mas como se utiliza o ar? Utilizando bombas de calor e de frio para a sua extracção.
Estas bombas requerem electricidade para o fazer, mas o seu consumo é muito inferior ao de outros dispositivos. Em termos gerais, o custo eléctrico de um sistema de aquecimento ou outro dispositivo aerotérmico é 65% menor.
Portanto, o consumo de electricidade da sua casa ou escritório será consideravelmente reduzido. E o melhor de tudo: não emite qualquer tipo de gases tóxicos, pelo contrário, as emanações dos seus dispositivos são muito mais limpas. Incrível, não é?
Instalação aerotérmica: vale a pena
O ar condicionado é a espinha dorsal dos sistemas de aquecimento, bem como dos aparelhos de ar condicionado, frigoríficos e congeladores. Do mesmo modo, compreende todo o sistema de aquecimento de água.
Embora este processo exija mão-de-obra especializada, representa um investimento excelente, fiável e duradouro. Além disso, não há necessidade de fazer despesas adicionais na montagem de estruturas, uma vez que estas são concebidas para ajuste directo.
A instalação consistirá nas seguintes dinâmicas:
- Unidade exterior. É aquele que aloja o gás a temperaturas mínimas, que é utilizado para regressar ao ambiente sob forma líquida. Por outro lado, e como o seu nome indica, deve ser colocado em lugares abertos, tais como terraços ou fachadas.
- Unidade interior. Ou tanque de água quente. É aqui que o ar extraído enfrenta o calor para se tornar líquido.
- Dispositivo de emissão. Quer sejam radiadores de aquecimento, equipamento de ar condicionado, chuveiros, etc.
A curto prazo, a energia aerotérmica pode parecer uma despesa bastante significativa. A médio e longo prazo, resultará numa poupança no consumo de energia de mais de 60%. As contas de electricidade atingirão o mínimo e a poluição produzida pelos seus dispositivos será insignificante em comparação.
Pode esquecer para sempre as caldeiras e outros sistemas ultrapassados e dar um passo para o futuro. Tudo o que tem de fazer é escolher a energia aerotérmica e desfrutar de todos os seus benefícios.
Não se vai arrepender!